sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cruz das Almas sedia a II Conferência Territorial de Juventude do Recôncavo
















A II Conferência Territorial da Juventude promovida pelo Governo do Estado, reuniu Jovens de todas as idades neste domingo (02/10), no Colégio Estadual Alberto Torres, em Cruz das Almas, para discutirem políticas públicas para juventude.
Jovens representantes do território do recôncavo das cidades de Santo Antonio Jesus, Maragojipe, Conceição do Almeida, Nazaré, São Felix, Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Cruz das Almas, aprofundaram as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontaram as prioridades de cada localidade.
O evento contou com a presença do prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho de Cruz das Almas, Dr. Pedro Alcantra (chefe da SERIN), Ângela Guimarães (Secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude), Renato Rocha (Coordenador estadual de territórios), Ilza Francisca (Secretária municipal de Políticas Especiais) e o vereador Osvaldo da Paz representando o Legislativo municipal.
O prefeito Orlandinho reconheceu que o momento mais importante na conferência são os temas que serão discutidos e debatidos entre os jovens. Segundo o mesmo, é preciso construir muitas ferramentas para ouvir e compreender o que a juventude tem a dizer. “Percebo que a jovens tem sentido dificuldade de apontar algumas bandeiras de luta. Muito são os desejos, mais eles estão dispersos”, afirmou. O prefeito concluiu dizendo a juventude presente que não se constrói nada sem organização e luta.
A secretária Ângela Guimarães, ressaltou o número de jovens presentes no evento e aproveitou para trazer uma saudação da Comissão Organizadora Nacional que está em todo país realizando conferências regionais, territoriais e estaduais. A secretária reconheceu a importância da Conferência pelo histórico de lutas libertárias e de resistências do povo do recôncavo que já foi escravizado no país. “ Vamos continuar estabelecendo um diálogo franco em todos os níveis, para poder decidir não só do destino da juventude, mais da nossa região, estado e país. No Brasil são 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos, precisamos aproveitar todo potencial da juventude”, concluiu.
As Conferências Territoriais são preparatórias para a 2º Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em Salvador, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Na ocasião, os jovens baianos terão um espaço aberto para dialogar, debater e ajudar o governo estadual e federal na elaboração de políticas públicas. No mês de dezembro, em Brasília, acontecerá a Conferência Nacional de Juventude.
 Fonte: FORTE NA NOTÍCIA