Sobre o COMJUV

        O Conselho Municipal de Juventude - Cruz das Almas (COMJV) foi criado em dezembro de 2009 pela Lei 2110/2009, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Especiais através  do Departamento de Políticas para a Juventude. O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver  estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens.
          O COMJUV é composto por  24 membros, sendo 12  poder público  e 12 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Municipal de Políticas Especiais, Secretarias que possuem programas voltados para os jovens, essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas  contribuam  para que a política juvenil se transforme, de fato, em Crus das Almas, em uma política de Estado.
       Já a parcela da sociedade civil, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo. O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais. Os integrantes do Conselho vão desde membros do movimento estudantil à jovens; de jovens trabalhadores rurais e urbanos a negros, de jovens mulheres a jovens empreendedores; de representantes do hip hop a integrantes de organizações religiosas, entre outros.
      Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.