quarta-feira, 15 de agosto de 2012

3° Encontro do Fórum Permanente da Juventude do Recôncavo Baiano - Cruz das Almas


A Coordenação e o Conselho Estadual de Juventude participaram na última sexta-feira (01/06) da 3ª edição do Fórum Permanente de Juventude do Recôncavo. O encontro que teve como tema “Álcool e drogas: Porque falar tanto? Escutando a Juventude” aconteceu no Plenário Luciano Passos na Câmara de Vereadores no município de Cruz das Almas. O encontro foi aberto com a apresentação de Neto do Rap.
Estiveram presentes no evento a presidente do Conselho Estadual de Juventude Michele Vieira, o presidente do conselho municipal de juventude de Cruz das Almas Claudio Azevedo, a secretária de assistência social de Cruz das Almas Sueli Rodrigues, a secretária de políticas especiais de Cruz das Almas Rubenilza Dias. Representando a juventude de Maragogipe estava o professor Júlio Cesar, de Cachoeira o jovem Ivanildo Sancho, de Muritiba Iago Airon, de Governador Mangabeira o presidente do conselho municipal de juventude Jadeilson Gomes, de Conceição do Almeida estava a terapeuta ocupacional Ana Cláudia e de Sapeaçú José Cláudio. Além destes compareceram o subtenente da Companhia de Polícia Antônio Jorge e o Coordenador da PJ Recôncavo Mário Gonzaga.
Segundo Michele Vieira a realização dos fóruns, que foi uma das prioridades da 2ª conferência, é importante para interiorizar a política de juventude. “Estamos com um projeto que é fazer com que as reuniões de conselho sejam itinerantes para que mais jovens além dos conselheiros possam participar”, afirmou a presidente do conselho estadual de juventude.
Marcela Silva que é idealizadora do fórum e integra o Grupo de Trabalho de Serviço Social na Educação enfatizou importância do fórum em não só promover políticas para juventude, mas também a partir da juventude. Falou também que esta edição do fórum que tem como tema álcool e drogas, tem o objetivo de debater o assunto de um ponto vista diferente que não seja nem de uma “forma moral” nem “policialesca”.
Após a colocação dos integrantes da mesa, houve a apresentação do tema por André Guimarães, do centro de referência de drogas da UFRB representando a sociedade civil e por Sueli Araújo, assessora da coordenação de juventude, que falou em nome do poder público.
André Guimarães enfatizou que as campanhas desenvolvidas pelo governo contra o consumo de drogas embora sejam diretas deviam ser um pouco mais explicativas e falou também da importância da educação tanto escolar quanto familiar na orientação dos jovens quanto a esta qusetão.
Sueli Araújo explicou a campanha do governo que é o plano de ações integradas de enfrentamento ao abuso de álcool, crack e outras drogas, mostrando as possíveis causas da iniciação de um jovem neste meio, as conseqüências que a droga pode causar e de que forma o jovem deve ser tratado para reintegrar a sociedade. Além disso, falou da importância de um acompanhamento da família neste processo de recuperação, pois não adianta tratar o jovem e devolvê-lo a um ambiente que na maioria das vezes contribuiu para que ele entrasse no mundo das drogas.
O debate foi muito proveitoso e o tempo não foi suficiente para as colocações da juventude presente. Diante disso a próxima edição do fórum que está prevista para o dia 13 de julho em Margogipe será durante todo o dia e não em meio turno como as edições anteriores.

fonte: jovem gera ação